Como está seu gato ou cachorro?
800 euros por ano em média. O orçamento dedicado na França ao bem-estar de um animal de estimação está aumentando constantemente.
Em Mandelieu, encontro com um comunicador animal, um socorrista especializado, um comerciante de pedras energéticas… dedicado aos nossos amigos animais.
Na Feira de Bem-estar de Mandelieu, durante três dias, primeiro nos preocupamos com você: em busca de uma melhor harmonia, foram oferecidos produtos orgânicos, terapia sonora, hipnose, magnetismo, clarividência , todos os tipos de técnicas alternativas nas quais todos são livres em acreditar na procura da felicidade.
E se a sua felicidade dependesse da felicidae do seu animal de estimação?
Na feira, vários profissionais estiveram presentes exclusivamente para o bem-estar do seu cão ou gato. Descoberta de disciplinas pouco conhecidas, às quais, novamente, todos são livres para conceder o crédito que desejarem.
Especialidade: comunicação animal
A comunicadora olha para uma foto do gato Frippon que sua dona, Gwenaelle, acaba de colocar em suas mãos. Após alguns momentos de concentração, Shaina fala:
Frippon diz que você está preocupado com o futuro. Sua ansiedade se expressa em sua barriga. Pode causar dor no o seu gato também.”
A proprietaria parece impressionada: “É relevante! Tenho que digerir toda essa informação…”
A profissional nos explica que se comunica com os animais por telepatia de forma totalmente natural: “Todos os seres humanos se comunicaram com animais por telepatia quando eram crianças. Depois disso, o plugue foi desconectado em favor da mente. Eu, mantive essa habilidade para ouvir o animal.
Segundo ela, essa técnica permitiu que ela percebesse que o assunto preferido dos animais não era o seu próprio bem-estar, mas o(s) ser(es) humano(s) com quem convivem. Assim nos unimos à nossa própria harmonia…
Ocupação: socorrista de animais
O profissional é capaz de prestar primeiros socorros aos animais de estimação. Após uma capacitaçao de 72 horas com treinador, ela aconselha os proprietários sobre o comportamento adequado a seguir quando seu animal é vítima de um acidente ou não está bem.
Um animal ferido pode ser muito perigoso, pode atacar. Você pode aprender a falar com ele, tocá-lo e, acima de tudo, aprender a conhecer seus próprios limites.
Com a capacitaçao recebi pelo treinador, o profissionalé capaz de explicar ao dono como colocar uma tala em um cachorro que quebrou a perna. Um torniquete de gato com sangramento intenso. Mas não se engane: nada substitui o veterinário, para quem sempre deve ser levado o animal ferido ou doente.
Ocupação: terapeuta animal
Esse profissional é especialista em terapias suaves. Em seu estande, ele vende principalmente pedras de litoterapia destinadas a animais. Malaquita, por exemplo, “para cães ou gatos idosos que sofrem de dores nas articulações”. Ou a obsidiana, que “atua como um escudo, para limitar a absorção emocional”.
Os animais são esponjas emocionais. Eles são capazes de nos curar, de nos acalmar, mas também têm seus limites.
Mais uma vez, esta é uma forma de dizer que o bem-estar dos nossos animais está ligado ao nosso.
Bem-estar animal, um mercado em expansão
Segundo o Centro Nacional de Referência para o Bem-Estar Animal, o mercado de bem-estar animal na França cresceu 31% entre 2010 e 2020, atingindo um faturamento de 5 bilhões de euros. Certamente ainda estamos longe dos picos alcançados nos Estados Unidos, onde o mercado saltou 108% para se fixar em 75 bilhões de dólares.
Este mercado inclui certamente alimentação e cuidados veterinários, mas também vestuário, acessórios diversos, apoio psicológico e seguros.
Hoje, em média, um dono gasta 800 euros por ano com o seu animal contra 600 euros há 20 anos.
Os sucessivos confinamentos podem ter contribuído para fortalecer o vínculo afetivo entre o dono e o animal de estimação.
Com uma necessidade crescente de conhecimento sobre o comportamento e a necessidade de nossos companheiros. Seja qual for a resposta, esta busca pode ser benéfica para o animal… e para o dono do animalzinho.